Quem Somos

Somos duas mães que, após devolverem seus filhos para Deus, resolveram transformar esta dor em algo que trouxesse alento e força para seguirmos em frente. Após buscar vários caminhos e diante do incentivo e disponibilidade dos amigos criamos o MAPEAR, que significa Mobilizando Amigos pelo Amor e tem as iniciais dos nossos queridos Mariana e Pedro. Um projeto que visa uma transformação na vida de crianças menos favorecidas, através do convívio e atividades sócio educativas com oficinas tais como: artes, desenho, teatro, dança, música, capoeira, esportes, leitura, culinária e outras.

Nossos Objetivos e o que fazemos

Acreditamos que é possível amar mesmo se não tivemos esse amor, é possível abraçar mesmo se nunca fomos abraçados, é possível crescer mesmo se não vimos crescimento, nem valorização no nosso meio, é possível mudar um caminho e trilhar um novo com esperança e dignidade, mesmo se todos os caminhos que conhecemos nos levam a uma realidade triste e diferente da de tantos outros e acima de tudo, é verdade que todos temos um talento, um dom, que esperam apenas uma mão amiga, uma oportunidade, para serem desenvolvidos e nos levarem a horizontes mais amplos e diferentes de nossa realidade, que nos permitam crescer dignamente num mundo que foi criado para que todos tenham vida e vida plena! Hoje estamos apenas no comecinho deste sonho, mas já podemos sentir que o ganho é enorme, muito mais para nós, que diante de cada gesto de cada doação, do sorriso de cada um dos nossos, nos sentimos parte de um plano de amor maior que nos trouxe perdas sim, mas que acima de tudo nos enche de coragem e força para acreditarmos num mundo mais justo, mais solidário e mais igualitário em que todos possam ter sua chance de viver, crescer e acima de tudo de serem felizes, assim como são e foram nossos filhos! Acreditamos que hoje somos todas sementes do que será um dia uma grande árvore num céu azul estrelado com verdadeiros frutos nascidos e criados para brilhar num mundo melhor! Obrigada por nos acolher, nos dar força e por acreditar e fazer parte deste projeto. Nossa gratidão e todo nosso carinho. Viviane, Jussara, Pedro, Mariana, Thiago, Giuliano e todos os que fazem parte do MAPEAR.

Missão

Despertar vocações, potenciais e habilidades por meio de atividades nas áreas de cultura, esporte e artes, preparando as crianças e adolescentes para um convívio familiar harmonioso e, formar cidadãos e cidadãs independentes e capazes de transformar a sua realidade e a das pessoas ao seu redor, com atitudes e iniciativas que demonstrem que vale a pena mobilizar por AMOR, para a transformação da sociedade em prol de um mundo melhor.

Valores

Transformação;
União;
Solidariedade;
Altruísmo;
Respeito;
Igualdade;
Responsabilidade Ambiental.

Visão

A Mapear vislumbra um futuro no qual crianças e adolescentes possam ser pessoas íntegras, capazes e felizes, numa sociedade que gere oportunidades, estimulando a justiça, o respeito ao próximo e ao meio ambiente e, munidos desses potenciais, sejam agentes transformadores em busca de um mundo melhor.

Inspirações da ONG

Fatos relatados pelas idealizadoras da ONG

Pedro

O seu sorriso e sua alegria eram contagiantes. Não havia quem não se apaixonasse por ele. Certa ocasião, participando de uma reunião na escola, a coordenadora me disse que ela gostaria de ter um Pedro Simonetti por sala, tal era a paz e a tranquilidade que ele trazia onde se encontrava. Era mais conhecido como PEIKS, apelido dado por seu amigo de infância Leonardo Rossi, que foi mestre em apelidos.  Aprendeu a dirigir cedo, desde quando conseguiu alcançar os pedais dos carros da loja e das motos que quase não aguentava o peso. Curtia muito e sabia sobre marcas e modelos de carros e motos desde pequenino. 

Outra comprovação do que digo está nos escritos que seus amigos, irmãos e familiares postaram na ocasião de sua partida. Incrível! Até quem não tinha muito contato com ele, tinha algo de bom para dizer da sua pessoa. Eu imprimi e coloquei boa parte destes escritos em quadros que se encontram em uma salinha de casa. Quem não o conheceu ao ler aquelas mensagens poderá conhecer quem foi o PEIKS!

Se tivesse que dizer algo para ele hoje eu diria: “Obrigada meu filho, por tudo que me ensinou com a sua vida. Conviver com você foi maravilhoso, uma pena que tenha sido apenas por 17 anos, mas estes anos foram suficientes para que vivêssemos tudo. Quanta alegria você nos deu e com a sua partida descobrimos o tesouro que Deus havia nos dado! Uma coisa é certa, o amor é imortal e seja lá de que forma for, Deus nos colocará juntos um dia novamente e será para sempre! Descanse em paz!

Mariana

Queridos Amigos, estou aqui para lhes apresentar nossa filha amada chamada MARIANA, ou FAISQUINHA. Criamos e vimos nossos filhos crescerem num ambiente saudável dentro dos preceitos cristãos e de família, valorizando principalmente a vida, o amor ao próximo e a DEUS. E é muito bonito ver o quanto eles absorveram tudo o que desejamos e sonhamos para eles, só que de uma forma mais firme, concreta e acima de nossas expectativas.  Forte, firme e decidida, as vezes “brava” mas na verdade, gostava de ser justa e ia até o fim quando se achava certa ou com a razão. Confesso que ver essa união e esse amor que os tornava muito mais do que irmãos, eram verdadeiros cúmplices/amigos, só nos enche de orgulho. Também, dizer para vocês que estou deixando a modéstia de lado, seria eufemismo, não tive e nunca terei modéstia para descrever a bênção que Deus nos concedeu ao nos dar essa família, e agradeço a ELE todos os dias. Bom, mas voltando a nossa Má, pois estamos aqui para falar dela que junto com o Giuliano, o seu namorado e amor, foram nossa inspiração maior para nos voltarmos para a MAPEAR.

Com uma Estrela Menina faiscando, nos inspirando e nos dando força lá do céu, junto com várias outras estrelas e anjos muito amados, com o apoio de todos os nosso queridos amigos e irmãos de coração, de todos os nosso parentes que formam nossa amada família, nosso porto seguro, e com todo o nosso amor… Nasceu o MAPEAR, um presente para nossos amados, mas, acima de tudo, mais um lindo presente de Deus para conosco, para nos mostrar diante de cada palavra de apoio e incentivo e de cada sorriso e abraço que nunca estaremos sozinhos… E que a vida vai muito além do visível e palpável a vida transcende, com muito mais amor do que possa imaginar nossa vã filosofia e imaginação.

Giuliano

Falar do Giuliano é muito fácil, porque vamos falar de um filho do coração. O Giuliano entrou em nossas vidas há muitos anos, quando era o namorado da nossa Mariana e como disse, nos conquistou muito rápido, e já é parte de nossa família. O Giu ou Giuli como era chamado, é um ser especial, tinha um temperamento tranquilo e conciliador, apesar da firmeza e perseverança nas suas decisões e nos seus objetivos. Acho que por acreditar na sensibilidade desta luta que valoriza não só a força física mas o lado espiritual de cada um que ele muito prezava e também por valorizar o ser humano na sua essência, tornou-se budista. Com certeza por acreditar que fazemos parte de um grande universo de amor e de um plano maior que traça nossos caminhos fundamentados, na espiritualidade e no respeito ao próximo.

O Giu amava a família e fazia questão de estar junto, reencontrar e renovar vínculos sempre, as primas e primos tinham um lugar especial no coração, adorava as reuniões de família, não só as da família dele mas as nossas também, pois como disse já era parte dela e ria muito da “nossa bagunça familiar”, as vezes muito diferente da realidade dele como filho único.

Bem, disse que seria fácil falar do Giu… Não tão fácil assim, pois tá difícil colocar em palavras tudo o que ele realmente é, mas posso dizer que nós e todos os que conviveram com o Giuliano tiveram o privilégio de ter em suas vidas um ser muito especial, alguém com uma serenidade e inteligência que nos permitia “vê-lo” por inteiro, e alguém que sem precisar de muitas palavras e argumentos, se fazia querido e amado, na verdade hoje sabemos que foi mais um lindo presente de Deus que estará sempre muito vivo em nossos corações.