Atividades
Início » Atividades
Estes são os nossos objetivos:
- Proporcionar e incentivar a prática de atividades artísticas por meio de atividades culturais, lúdicas e recreativas com o intuito de potencializar o aprendizado, aguçando o gosto e o prazer pela arte, possibilitando, a inserção socioeconômica, educacional e cultural da população;
- Estimular a formação humana, trabalhando a autonomia e o protagonismo, buscando incentivar a competência e as boas relações para um cidadão mais consciente;
- Promover o ensino de dança, capoeira, artes gráficas, esportes, breaking e apoio escolar, estimulando e orientando para a construção e reconstrução de suas histórias e vivências que possibilitem acesso a experiências e manifestações artísticas, esportivas, culturais e pedagógicas;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, propiciando troca de experiências e vivências que favoreçam o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Valorização da pró-atividade do indivíduo a partir do crescimento e desenvolvimento dentro das modalidades artísticas, esportivas e pedagógicas praticadas no decorrer das atividades.
Apoio pedagógico
Atuar por meio de diversas práticas pedagógicas e metodologias a fim de ampliar o campo de ensino -aprendizagem com intuito de possibilitar melhoria na qualidade da leitura e escrita e do cálculo, visando proporcionar autonomia e protagonismo no desenvolvimento da linguagem oral e escrita e no uso de conceitos matemáticos em suas práticas sociais.
Artes gráficas
O contato com as artes gráficas, permite a expressão de sentimentos, leva ao autoconhecimento e isso permite uma melhor compreensão do universo de cada um em relação aos outros. Desenvolver as capacidades dos participantes, estimulando a expressão (livre, crítica, criativa e consciente), objetivando o descobrir e valorizar o potencial dos alunos com relação à leitura e interpretação do ambiente visual que o cerca, dessa forma buscar a auto valorização (reconhecimento de si), responsabilidade (iniciativa, participação e colaboração), a curiosidade e autonomia na construção do conhecimento.
Breaking
Estimular o desenvolvimento dos participantes apresentando a essência da dança breaking, que tem total ligação com as periferias, e fortalecer a ideia de que o melhor que cada um tem a oferecer, é a verdade sobre si mesmo, tendo orgulho de sua originalidade e origens, dando sentido ao breaking não só como uma dança para se expressar, mas também algo que melhore o desenvolvimento de uma forma geral, e que também conte histórias, que servirão de inspiração para a vida dos participantes.
Canto Coral
Fomentar a cultura e desenvolver habilidades e competências técnicas de respiração e imposição vocal, elementos como timbre, afinação e extensão vocal. Como forma de interação e formação da identidade do grupo, serão desenvolvidas atividades de percepção, vocalização e manuseio do microfone, criando assim uma unidade, baseada no respeito e na harmonia.
Capoeira
A capoeira, patrimônio imaterial da humanidade, vem de encontro com a formação de valores comportamentais e educacionais, enfatizando os fundamentos essenciais da arte, pois a mesma é uma mistura de esporte, dança, luta, cultura popular, música e brincadeira. Busca estimular o desenvolvimento físico, cognitivo, cultural, musical e instrumental dos praticantes. Bem como proporciona o convívio pessoal, o respeito mútuo, cooperação, disciplina e organização.
Circo
A aula de circo é uma aula coletiva, pautada na técnica e na ludicidade, que engloba diferentes atividades, como malabarismo, acrobacias e equilibrismo. No processo de aprendizado dessas modalidades, as crianças passam por momentos de superação de desafios em grupo, fortalecendo vínculos com outras crianças e criando laços de amizade. O circo é, também, uma atividade de expressão artística, que estimula a criatividade e a sensibilidade da criança. Através dele, ela pode sonhar e imaginar um mundo mágico e livre, totalmente diferente de sua realidade.
Dança
A oficina de Dança vem com a proposta de atividades de movimento, expressão e desenvolvimento corporal e cognitivo, de forma a trabalhar o indivíduo como um todo, buscando contribuir na formação e transformação do cidadão em suas atividades do dia a dia. A Dança também é vista na perspectiva da promoção da saúde e do bem-estar, tendo como uma de suas diretrizes aspectos relacionados à qualidade de vida, à valorização, consciência corporal e à autoestima corporal.